Objetivo deste Blog

O objetivo deste blog é abordar temas tais como: empreededores individuais – Parceirias Hierarquia – Cargos & salários – terceirização – empresa familiar – capital & Trabalho – sindicalismo – trabalho & emprego – lucro – empresa ideal – reuniões – monetarização – esclerose empresarial

A monetarização nas empresas


Nas atividades empresariais geralmente é utilizado o reconhecimento através da remuneração e não se usa outras “moedas” que podem ser até mais eficazes. Como a remuneração é vinculada a cargos, esta prática determina o crescimento da pirâmide, com todas suas trágicas consequências.

O elogio é uma forma de reconhecimento muito eficaz e é pouco utilizada.  O reforço positivo orienta para o caminho desejado, ao contrário da crítica que desorienta.  O elogio não precisa ser formal, ele pode ser implícito, através de oportunidades de treinamento e outras formas de distinção pessoal ou familiar.

A introjeção de valores constrói uma empresa culturalmente sadia, permitindo que a colaborador se sinta bem trabalhando nela. Poucas empresas vão além da divulgação de textos apresentando a “nossa missão”, e “nossos valores” e outros modismos de cunho formal.  Valores se praticam, e não se propaga simplesmente para efeito externo.

Proporcionar oportunidades de desenvolvimento é, não somente uma prática inteligente de aproveitamento de potencialidades, como o caminho lógico para se incrementar a capacidade tecnológica da organização. 

Depois que a remuneração superou as necessidades de gastos pessoais e familiares, a satisfação que ela gera passa a competir com outras formas de valorização pessoal e reconhecimentos que utilizam o que se costuma chamar de “outras moedas”.  A organização que utiliza adequadamente estes outros recursos leva uma vantagem competitiva sobre as demais.

A sabedoria popular reconhece que dinheiro não traz felicidade, e no caso das relações de trabalho é fonte de invejas e conflitos desgastantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, registre sua experiência.