Objetivo deste Blog
A monetarização nas empresas
Nas atividades empresariais geralmente é utilizado o reconhecimento através da remuneração e não se usa outras “moedas” que podem ser até mais eficazes. Como a remuneração é vinculada a cargos, esta prática determina o crescimento da pirâmide, com todas suas trágicas consequências.
O elogio é uma forma de reconhecimento muito eficaz e é pouco utilizada. O reforço positivo orienta para o caminho desejado, ao contrário da crítica que desorienta. O elogio não precisa ser formal, ele pode ser implícito, através de oportunidades de treinamento e outras formas de distinção pessoal ou familiar.
A introjeção de valores constrói uma empresa culturalmente sadia, permitindo que a colaborador se sinta bem trabalhando nela. Poucas empresas vão além da divulgação de textos apresentando a “nossa missão”, e “nossos valores” e outros modismos de cunho formal. Valores se praticam, e não se propaga simplesmente para efeito externo.
Proporcionar oportunidades de desenvolvimento é, não somente uma prática inteligente de aproveitamento de potencialidades, como o caminho lógico para se incrementar a capacidade tecnológica da organização.
Depois que a remuneração superou as necessidades de gastos pessoais e familiares, a satisfação que ela gera passa a competir com outras formas de valorização pessoal e reconhecimentos que utilizam o que se costuma chamar de “outras moedas”. A organização que utiliza adequadamente estes outros recursos leva uma vantagem competitiva sobre as demais.
A sabedoria popular reconhece que dinheiro não traz felicidade, e no caso das relações de trabalho é fonte de invejas e conflitos desgastantes.
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