Objetivo deste Blog

O objetivo deste blog é abordar temas tais como: empreededores individuais – Parceirias Hierarquia – Cargos & salários – terceirização – empresa familiar – capital & Trabalho – sindicalismo – trabalho & emprego – lucro – empresa ideal – reuniões – monetarização – esclerose empresarial

A Hierarquia


As empresas, geralmente, são representadas sob a forma de uma pirâmide, como esta:
A Hierarquia
A altura da pirâmide é determinada pelos níveis de autoridade existentes na empresa. Isto é, quando alguém manda em alguém ele fica colocado acima do subordinado.
.
As empresas costumam definir alguns níveis hie­rárquicos, mas na realidade cada um destes níveis corresponde a muitos subníveis, se é que se pode chamar assim, ou seja, uma empresa que tem sete níveis hierárquicos reconhecidos na verdade pode ter dezenas de níveis.
.
Na prática não interessa quantos são os níveis for­mais, o que interessa é que sendo a altura da pirâmide determinada pela linha de autoridade, existirão tantos níveis quantas forem as relações hierárquicas existentes.
Quando se fala em relações hierárquicas vale lem­brar que salários diferenciados dentro de uma estrutura hierarquizada significam níveis reais de hierarquia, ainda que a estrutura não os reconheça e os cargos não os explicitem.
Aceita esta realidade, pode-se bem avaliar a inefi­cácia dos chamados programas de achatamento da pirâmide, pois o mais que estes programas conseguem fazer é achatar as pessoas, o que, convenhamos, não é nada agradável.
A Hierarquia
 Quando se faz uma redução de níveis, e este é um processo longo e sofrido, o que se faz na realidade é um artificialismo, um formulismo, um modismo, ou seja lá que outro " ismo" queiramos utilizar.
Não conheço nenhum programa de achatamento de pirâmide que não tenha gerado expressivas perdas de capital humano por inadaptação à nova realidade e que não tenha produzido um nivelamento artificial, gerador de passivos trabalhistas ocultos que um dia poderão se explicitar.
Quando existe hierarquia, é inútil querer achatar a pirâmide. A alternativa é a supressão da hierarquia e, neste caso, não teremos uma redução de níveis, mas sim um desabamento da pirâmide.
Aparentemente isto deve ser muito mais traumático do que uma redução de níveis. Na verdade não é.
Certamente cabe aqui uma pergunta.
Estando todos no mesmo plano, como se podem identificar as diferenças existentes entre as pessoas?
Essa é uma falsa questão, pois ninguém disse que todas as pessoas ficariam no mesmo nível.
O fato de a pirâmide desabar, restando apenas as áreas de responsabilidade, determina o surgimento de uma nova pirâmide, só que invertida.
A Hierarquia
 A falada inversão da pirâmide, tão difícil de ser entendida pelos empresários, nada mais é do que uma estrutura em árvore, tendo por tronco os Diretores, por galhos, os Gerentes, e assim sucessivamente até se chegar à copa da árvore representada por aqueles que antes estavam achatados pelo peso de uma estrutura que se situava sobre eles e agora serve de sustentação para o desenvolvimento da empresa.
É ou não é muito mais lógica esta configuração?
Tenho certeza de que você concorda que é muito mais "ecológica" essa estrutura em comparação com a pirâmide convencional.
Muitos autores seguem adiante nesta configuração naturalista, identificando que a tecnologia deve ser representada pelas raízes, ponto de partida para o fluxo da seiva que irá alimentar toda a organização.
Certamente você simpatizou com este modelo, mas se questiona sobre o que precisa fazer para adotá-lo na sua empresa.
Não vou enganar dizendo que é fácil. Na verdade é muito difícil e exige uma vontade política forte para que se possam vencer as resistências que sustentam o conservadorismo.
O que interessa não é a representação esquemática que a empresa assume. O papel aceita tudo. O que interessa é a empresa ser realmente uma organização onde a autoridade foi substituída pela responsabilidade.
Texto transcrito do livro A Empresa Imortal, de Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro, Segunda edição da Ed. Vozes (esgotada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, registre sua experiência.