Objetivo deste Blog

O objetivo deste blog é abordar temas tais como: empreededores individuais – Parceirias Hierarquia – Cargos & salários – terceirização – empresa familiar – capital & Trabalho – sindicalismo – trabalho & emprego – lucro – empresa ideal – reuniões – monetarização – esclerose empresarial

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Venda direta do leite do produtor ao consumidor

As condições atuais do abastecimento de leite no Brasil indicam a necessidade de se racionalizar o sistema vigente, para beneficio dos produtores e consumidores.

Graças a uma ação eficaz das instituições de assistência aos produtores, em especial as Ematers e similares, a qualidade do leite nos estabelecimentos assistidos é ótima e só não é melhor pela remuneração insatisfatória paga ao produto.

É lastimável que um produto qualificado na origem, chegue ao consumidor totalmente desvirtuado. seja por adulterações feitas no transporte, como principalmente por procedimentos e adição de produtos químicos no processo industrial, visando a comercialização.

A supressão de intermediações é uma tendência em todas atividades econômicas, graças principalmente ao sucesso das comunicações eletrônicas.

Assim sendo, é lógico que se implante um sistema a que viabilize a venda direta do produtor ao consumidor e suprima as intermediações.

A implantação de um sistema racional vai permitir aos consumidores a utilização do leite para produção domiciliar de seus derivados o que, nas condições atuais, é inviável.

O maior desafio é o de se estabelecer um processo de divulgação que ponha em contato o consumidor com o produtor, mas isso é facilitado pelo uso de site que ofereça o produto de forma atraente e moderna.

As empresas que produzem e comercializam equipamentos e insumos para fabricação de derivados de leite, tem todo interesse em implantar um eficaz sistema de divulgação, pois hoje o mercado deste produtos é restrito, por não atingir aqueles que não produzem leite. Assim sendo, a implantação e manutenção do site do produtor será gratuita, e o único trabalho será o de informar os dados necessários.

Evidentemente a indústria se sentirá ameaçada e tentará dificultar a implantação, por isso é importante que o consumidor busque o produto, o que evita a certificação de origem, necessária quando há intermediação. No mesmo sentido é interessante que o produtor tenha uma certificação de que é assistido por uma entidade de assistência técnica, e fazer constar isso no site do estabelecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, registre sua experiência.