Objetivo deste Blog

O objetivo deste blog é abordar temas tais como: empreededores individuais – Parceirias Hierarquia – Cargos & salários – terceirização – empresa familiar – capital & Trabalho – sindicalismo – trabalho & emprego – lucro – empresa ideal – reuniões – monetarização – esclerose empresarial

sábado, 16 de março de 2013

Capital x Trabalho

Capital x TrabalhoUm dos maiores absurdos ainda vigentes neste mundo em acelerada transformação é o falso conflito institucionalizado entre capital e trabalho. A institucionalização se caracteriza pela existência de estruturas sindicais aparentemente antagônicas, defensoras de capitalistas ou de trabalhadores.  Na realidade, não há nenhum antagonismo entre estes dois segmentos sociais, pois um depende do outro.

O sistema sindical atual é resquício da era medieval e nada tem a ver com o relacionamento vigente em qualquer empreendimento sadio.

Os ditos sindicatos patronais são constituídos de trabalhadores que dirigem empresas e, muitos deles, nem tem participação significativa no capital, pois são gestores profissionais de empreendimentos.  Os pretensos sindicatos de trabalhadores são dirigidos por sindicalistas profissionais que há muito tempo deixaram de trabalhar em qualquer empreendimento. Assim sendo, na verdade, os sindicatos patronais têm mais a ver com os empreendimentos que representam do que os sindicalistas profissionais.

Por esta simples referência já se identifica o absurdo da situação e se avalia os prejuízos enfrentados pelos empreendimentos envolvidos num conflito surrealista.

O Capital tem o retorno do investimento dependente do Trabalho. O Trabalho é dependente do Capital para gerar sua remuneração.

A quem interessa o conflito?

Certamente a nenhuma das partes envolvidas e, muito menos, aos consumidores.

Procure-se quem se beneficia do conflito e se terá a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, registre sua experiência.