Objetivo deste Blog

O objetivo deste blog é abordar temas tais como: empreededores individuais – Parceirias Hierarquia – Cargos & salários – terceirização – empresa familiar – capital & Trabalho – sindicalismo – trabalho & emprego – lucro – empresa ideal – reuniões – monetarização – esclerose empresarial

quinta-feira, 21 de março de 2013

Cooperativas de trabalho

Teoricamente a transformação de uma empresa com problemas em cooperativa de trabalho é uma solução interessante, mas na prática não funciona.

Lastimo que seja assim, pois sou entusiasta pelo cooperativismo autêntico que vivenciei em Mondragon, liderança mundial em cooperativismo, e que infelizmente não é adequadamente praticado no Brasil.

Utilizar o cooperativismo para evitar relações de emprego é uma motivação reprovável, geradora de problemas. As relações sociais devem ter motivações sadias para serem eficazes, o que não ocorre neste caso.

Da mesma forma, constituir uma cooperativa com produtores e distorcer o sistema utilizando empregados, em vez de cooperativados, é negar a essência do cooperativismo e somente pode conduzir ao fracasso.

A legislação brasileira sobre cooperativismo é péssima, e inviabiliza a utilização deste sistema tão interessante e recomendável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, registre sua experiência.