Objetivo deste Blog

O objetivo deste blog é abordar temas tais como: empreededores individuais – Parceirias Hierarquia – Cargos & salários – terceirização – empresa familiar – capital & Trabalho – sindicalismo – trabalho & emprego – lucro – empresa ideal – reuniões – monetarização – esclerose empresarial

quarta-feira, 20 de março de 2013

O Absurdo dos Cargos & Salários


Ainda como uma consequência do sistema feudal gerado pela divisão do trabalho, surgem os cargos, algo que felizmente está caindo em desuso, pois cresce a cada dia o número de empresas que adota a organização por processos, decomposta por sua vez em funções.

Vejamos agora por que o sistema de cargos não funciona.

Quando se cria um cargo é para que ele seja preenchido por alguém. O processo de preenchimento ocorre a partir de uma descrição do cargo e de uma seleção da pessoa adequada para ocupá-lo. A descrição do cargo é algo muito trabalhoso e sempre apresenta deficiências. Não é fácil construir uma espécie de moldura dentro da qual deverá caber a pessoa que irá ocupar o cargo. Digamos, porém, que se consiga descrever adequadamente um cargo.

A seleção da pessoa com as características exigidas pelo cargo é algo que contraria tudo o que se conhece hoje com relação ao ser e estar das pessoas.

A física nuclear nos ensina que uma partícula atômica pode se assumir como uma onda, dependendo da observação que se faz dela:

Leia o artigo completo clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, registre sua experiência.