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quinta-feira, 14 de março de 2013

Conhece esta história?

Tendo tido a ideia de produzir algo que teria comercialização fácil o empreendedor fez um protótipo ou analisou criticamente um produto similar e viu que tinha razão e podia seguir adiante.

Definido o produto a ser fabricado, no início trabalhava sozinho, mas logo precisou contratar um ajudante, pois não conseguia mais comprar os materiais necessários, fazer o produto, vender, entregar, cobrar, e pagar as contas.

Como o negócio ia indo bem, aumentou a produção, comprou máquinas necessárias, contratou mais gente para produzir e uma pessoa para fazer os serviços de escritório, e logo escolheu o melhor funcionário para chefiar a produção.

Como precisava de mais espaço, investiu na construção de um prédio próprio para não botar dinheiro fora pagando aluguel. Para isso contratou um empréstimo cuja amortização era perfeitamente suportável.

A empresa se desenvolveu, contratou mais gente, nomeou gerentes e alguns foram promovidos a diretores, abriu filiais, e passou a coordenar toda esta estrutura, o que exigia cada vez mais atenção.

Esta é a história de muitas empresas e vale a pena se analisar a razão pela qual a maior parte delas morre antes de completar cinco anos de atividade.

Quais os erros que foram cometidos?

O empreendedor se tornou o gestor de uma estrutura.

Sua criatividade inicial foi abandonada.

Perdeu contado com o mercado.

Errou ao contratar o primeiro empregado.

Errou ao comprar máquinas, verticalizando a produção.

Errou ao escolher o primeiro chefe.

Errou ao abrir filiais.

Errou ao indicar o primeiro diretor.

Errou ao investir num prédio.

Para evitar a morte da empresa o empreendedor deveria ter feito o seguinte:

Tendo identificado um produto comercializável, ele deveria ter comprado, ou encomendado, os seus componentes e se dedicado à sua comercialização.

Terceirizando a produção ele teria componentes feitos com tecnologia sempre atualizada, algo que não aconteceu com os que ele próprio  fabricava.

O essencial no empreendedorismo é o contato com o mercado, pois ele é a origem de qualquer produto e isso ele perdeu quando passou a ser gestor de uma estrutura totalmente desnecessária.

Suas vendas deveriam ser feitas mediante Loja Virtual, ou franquias, ou revendas diretamente atendidas e nunca por filiais.

O empreendedorismo depende da criatividade e esta se alimenta das necessidades do mercado.

Com tantos erros cometidos é surpreendente que uma empresa sobreviva num mercado competitivo, dominado por grandes empreendimentos que tem uma história totalmente diferente desta que analisamos.

A morte será inevitável para os pequenos e médios empreendimentos?

Veremos soluções num próximo texto ou discutiremos por e-mail caso a caso.

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